Jornada do Arcebispo de Goa Dom Frey Aleixo de Menezes Primaz da india Oriental, religioso da ordem de S. Agostinho (1606)

Title:Jornada do Arcebispo de Goa Dom Frey Aleixo de Menezes Primaz da india Oriental, religioso da ordem de S. Agostinho. Quando foy as serras do Malauar, & lugares em que morão os antigos christãos de S. Thome, & os tirou de muytos erros & heregias em que estauão & reduziu à nossa Sancta Fè Catholica, & obediencia da Santa Igreja Romana, da qual passaua de mil annos que estauâo apartados.
Author:Recopilada de diuersos tratados de pessoas de autoridade, que a tudo forão presentes, por Frey Antonio de Gouuea religioso da mesma ordem de Santo Agostinho, lente de theologia, & Prior do Conuento de Goa
Translator:
Editor:
Language:Portuguese
Series:
Place:Em Coimbra
Publisher:na officina de Diogo Gomez Loureyro, impressor da Vniuersidade
Year:1606
Pages:462 [6+152+2+62+9=231 folhas or leaves]
ISBN:
File:PDF, 27.5 MB
Download:Click here

Jornada do Arcebispo de Goa Dom Frey Aleixo de Menezes Primaz da india Oriental, religioso da ordem de S. Agostinho. Quando foy as serras do Malauar, & lugares em que morão os antigos christãos de S. Thome, & os tirou de muytos erros & heregias em que estauão & reduziu à nossa Sancta Fè Catholica, & obediencia da Santa Igreja Romana, da qual passaua de mil annos que estauâo apartados. Recopilada de diuersos tratados de pessoas de autoridade, que a tudo forão presentes, por Frey Antonio de Gouuea religioso da mesma ordem de Santo Agostinho, lente de theologia, & Prior do Conuento de Goa. Dase noticia de muytas cousas notaueis da India, de que a não auia tão clara. Dirigida ao Reuerendissimo Senhor Dom Frey Agostinho de IESV Arcebispo, & Senhor de Braga, Primaz das Hespanhas Religioso da mesma Ordem. Em Coimbra: na officina de Diogo Gomez Loureyro, impressor da Vniuersidade, 1606, 462 p.

A obra descreve a viagem pastoral do Arcebispo de Goa à ancestral comunidade de cristãos de S. Tomé da Serra do Malabar, que seguiam o tradicional rito sírio-caldaico. Reveste-se portanto da maior importância para a história desta Igreja Cristã do Oriente, da qual anteriormente pouco ou nada se sabia. O autor (séc. XVI-1628), natural de Beja, professou em 1591 nos Eremitas de Santo Agostinho, no Mosteiro da Graça de Lisboa; em 1602 integra uma embaixada ao Xá da Pérsia cujo relato se pode ler no livro III da presente Jornada; pouco depois foi nomeado bispo de Cirene e Núncio Apostólico junto do Xá da Pérsia. Como é habitual, o volume inclui, com rosto próprio e foliação independente, o Synodo diocesano da Igreja e Bispado de Angamale dos antigos christãos de Sam Thome das Serras do Malauar das partes da India Oriental ([2], 62 f.), seguindo-se a Missa de qve vsam os antigos christãos de São Thome do Bispado de Angamale… ([9] f.).